quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reuniões de Pais

Partilho com vocês, caros e dignos leitores, lol, os meus apontamentos da minha última aula de pedagogia teórico-prática, acerca das reuniões de pais. É um assunto que me assusta ligeiramente e me deixa deveras nervosa :) ; aqui ficam :
Reunião de Pais:
Antes:
- Conhecer o contexto institucional (comunidade).
- Conhecer a filosofia orientadora da instituição.
- Observar para conhecer as crianças.
- Elaborar um projecto pedagógico.
- Ter um conhecimento do grupo de pais - o que será que os vai interessar? Como os poderei cativar? O que eu gostaria de partilhar?
- Convite feito pelas crianças.
- Arranjar a sala com a participação das crianças (um desenho de cada um no placard, as áreas arranjadas convidando a entrar e a mexer, disposição das cadeiras de forma a que todos se vejam.
- Preparar algo para os pais, com a colaboração das próprias crianças, bolo, sumo, uma mensagem, as pastas dos trabalhos.
Durante:
- Receber os pais conforme vão chegando, tendo algum cuidado com os pais que ainda não conhecemos.
- Apresentar a equipa da sala.
- Entregar uma cópia do projecto pedagógico, explicando (nunca lendo) quais são os meus princípios educativos, objectivos, ou seja, aquilo a que eu me proponho para esse ano lectivo e a forma como eu pretendo fazê-lo.
- Utilização de materiais de apoio: power point, retropojector, etc.
- Conforme se vai explicando, é importante fazer a ponte com a realidade vivida, ou seja, exemplificar com situações vividas pelas crianças no dia-a-dia.
- É importante ouvi-los e ir tomando nota das suas dúvidas. Se por acaso o assunto não disser directamente respeito à equipa da sala, porque não chamar o elemento da direcção?
- A reunião deve ser dinâmica para não cair nos casos individuais.
Depois:
- Se as crianças prepararem algo para os pais, porque não deixarem também algo para os filhos?
- Os pais podem ser convidados a mexer, explorar a sala que é dos seus filhos.
- As capas podem estar preparadas para os pais verem os trabalhos.
- Poderá haver uma pequena exposição de um projecto que esteja a decorrer e para o qual já foi pedido a participação dos pais.
- Convidá-los a mexer em digitinta, barro, pintar com canetas, lápis, ou tintas, numa área grande de papel, etc.
- É fundamental que os pais e a equipa da sala, sintam que vale a pena tirarem algum tempo do seu ocupado tempo, para perceberem como os filhos passam grande parte do tempo quando não estão com eles.
Estratégias de Dinamização:
- Inicio da reunião (jogos para quebrar o gelo).
- Convidar um profissional para falar sobre um tema especifico.
- Passar um filme ou power point, como fotos de cada criança, em momentos do dia-a-dia, numa dramatização, sessão de fantoches, etc.

4 comentários:

Cláudia disse...

hummm...
k maravilha...agora ja nem preciso de passar os apontamentos de hoje a limpo!!!
:D

aninhas disse...

é verdade... já temos aqui no blog... q linda!!! :)

Dreamlu disse...

Obrigado pela partilha! Ideias para as reuniões são sempre muito bem vindas!
Beijokas

disse...

OBRIGADA PELA PARTILHA...

Sei que tudo o que está aqui resulta, pois é assim que tenho estruturado as minhas reuniões de pais.

JOCAS DA Bé