sábado, 24 de janeiro de 2009

Está quase!!!!!

Pois é... está quase a começar o meu último estágio deste curso... para a semana que vem começam já as visitas. Estou confiante. Afinal este vai ser o 7º estágio que faço, e já não sou nenhuma tóto nestas coisas, mas, tenho algumas inseguranças. Primeiro, nunca tive com um grupo heterogéneo, e portanto não sei como funciona a dinâmica do grupo; se é a mesma, se é diferente, se a educadora faz planeamentos diferentes conforme a idade... não sei... outra coisa é o facto de a instituição para onde eu vou seguir rigorosamente o Movimento Escola Moderna. Nunca vi este movimento na sua força total, e assusta-me, pois para mim seguir apenas um método à risca, não é o ideal. E há ainda o facto de sermos 4 adultos na sala. Eu a Educadora a Auxiliar e outra estagiária... que também está responsável por a sala tal como eu. Outra coisa que me está a irritar imenso, é toda a gente à minha volta me dizer, vais adorar a instituição, é que seguem mesmo MEM a sério... eu nem sequer gosto muito do MEM. Também me preocupa não saber se posso fazer expressão plástica com os meninos, dado que eles têm uma oficina própria para isso... enfim... se juntar-mos o facto de serem 4 meses, sempre a acordar às 6.30 para estar em Lisboa às 9... sim porque estou longeee de casa... e juntar-mos o facto de todos os dias ter de ir carregada com almoço, bata, registos, material... vou andar a cair de podre, ah e já para não falar que a minha impressora come tinteiros como eu como chocolate!!! Mas verdade se diga, sei que vai ser uma aprendizagem brutal, que vou sair dali com uma nova bagagem de coisas boas, e ferramentas muito boas que posso utilizar... ah e possivelmente farei praia com os meninos que vou amar, só a quantidade de coisas que posso fazer com eles lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vai correr tudo bem, já sei, e tenho plena consciência das minhas fraquezas, e vou fazer tudo por tudo para que corra tudo muito bem. Entretanto se alguém tiver informação sobre MEM e a sua dinâmico podem dar-me? Agradecia eternamente :)

9 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Claro que sim, vai correr tudo bem!

Ânimo, pensamento positivo e capacidade de agir reflexivamente é o que precisas para superar com sucesso esta fase da vida académica, que pode ser tão rica: de aprendizagens mas não só, de emoções também!

De alguém que já foi estagiária e agora é a educadora que tem também este ano duas estagiárias "a bordo", votos de muito sucesso no teu percurso!"

Beijinhos.

aninhas disse...

pois linda, informações não tenho... mas no que puder ajudar já sabes que aqui estou. Os grupos heterogéneos estão à nossa espera e o acordar cedo também... e o dar a volta à cidade de Lisboa... Enfim quatro meses cansativos mas que vão valer a pena.

vilarinho disse...

Boa sorte Nexita, tenho a certeza que tudo vai correr bem. Apenas fiz uma acção de abordagem ao MEM embora não concorde com tudo, acho vais gostar sim, acredito mesmo que vais adoptar certascoisas , sorte. Partilha depois. Beijinhos. Vilarinho

Mariana disse...

Miminho! :)

Anónimo disse...

Claro que vai correr bem! Já és uma profissional em estágios. Eu também não concordo muito com o MEM, mas tenho colegas que trabalham e gostam. Tenho algumas coisas, principalmente um trabalho que fala sobre conteúdos curriculares, o espaço educativo, organização do tempo, instrumentos de pesquisa, o papel do educador, mais umas tantas coisas se quiseres. Tens é que me dar um mail para onde enviar :P
Entretanto deixo-te um link com os slides das jornadas educativas que houve o ano passado,sobre o MEM:
JornadasMEM

Espero que seja útil. Se quiseres o trabalho, dá-me um email para onde possa enviar.

Boa sorte =)

aninhas disse...

Linda quando puderes dá-me a referência daquele livro... obrigada.

Bjinhos

Fiore disse...

Vias me agradecer eternament entao =D
Eu tenhu linda!
Levo-te kinta feira!!! =D
Tb foi apresentado um trabalho sobre isso o ano passado e deve estar no mail de turma d kk forma tenhu decerteza mais kk coisa aki para as minhas tralhas =)
beijuuuuu

Mil Folhas disse...

Obrigada a todas pelas mensagens de apoio... hoje não tive visita. Não houve água na zona :) e ainda bem porque estou com uma amigdalite :(

Sarinha obrigada pela informação que me vais levar amanhã.

Bjokas a todassss

Anónimo disse...

Venho convida-la a fazer uma visitinha a minha "Lojinha" para ver o que as "Joaninhas" andaram a preparar !!
Não se vai arrepender de certeza ,todos os trabalhos são feitos com muito carinho e totalmente a mão, se algum artigo for do seu
interesse é só mandar-me um email ,mesmo os já não disponíveis se houver material em stock as "Joaninhas" terão todo o gosto em os confeccionar para si com muito carinho!!
Com todo o Carinho
Das" Joaninhas"