terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Pesca dos Nomes

O dia 8 está quase ai, e como é o dia da alfabetização, vou deixando aqui algumas sugestões de trabalhos. Sei também que os primeiros tempos são de adaptação do grupo, mas podemos, e devemos, trabalhar a alfabetização sempre que possível :) certo?
Hoje deixo-vos com o Jogo A Pesca dos Nomes, realizado por mim no meu estágio na sala dos 5 anos.
Num grande painel de papel de cenário desenhei vários quadrados grandes, cada um referente a uma letra do alfabeto, e devidamente identificados. Dentro de uma capinha, recolhi várias imagens assim como papelinhos com os nomes de cada criança. Pretendia que o grupo conseguisse associar uma imagem à sua primeira letra através do som da palavra. Houve algumas dificuldades com a palavra Girasol e Janela :) mas lá conseguimos dar a volta. O jogo foi sendo jogado por vários dias, sempre que cada criança queria lá ia buscar a cola e a capinha e tentava adivinhar os sitios certos das imagens. Fiquei particularmente contente porque tive de levar uma nova série de imagens para brincarem e porque a minha orientadora de estágio gostou muito desta actividade :)

4 comentários:

aninhas disse...

Gostei da ideia... Mto bem...

Anónimo disse...

MUITO BOM!
ABRAÇOS!

dom disse...

Pois... e estás longe... devias estar aqui para ser educadora da pipoca.

A tua sobrinha está LINDA

Greice Amorim disse...

OLá querida, obrigada pela visita. Se quiseres me mandar umas adivinhas ficarei grata.
Beijos
Greice