quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Separar o Lixo

Uma vez que estamos pertinho do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, vou partilhar algumas actividades que podem realizar no âmbito da reciclagem e não só. O último post já está incluído neste tema. "Não basta apenas reciclar para a terra ajudar." É um bom slogan não? Que tal fazermos este slogan gigante para colocar na sala ou à entrada da mesma? Depois podíamos ir colocando os trabalhos realizados sobre o tema para que os pais vissem.
Esta actividade foi realizada no meu penúltimo estágio, na sala dos 5 anos. Trabalhámos a reciclagem, nomeadamente, os ecopontos existentes e que tipo de materiais se depositam em cada um. Numa folha de tamanho A3 de papel manteiga, colámos 3 folhas de 3 cores. Azul, verde e amarela. Depois, a cada criança distribuímos folhetos de supermercados, tesouras e colas. Cada criança teve que identificar pelo menos 1 objecto, recortá-lo e colocá-lo no respectivo ecoponto. Ficámos com uns trabalhos coloridos para enfeitar a sala, e a verdade é que sempre que se recortava papel as crianças ficavam super entusiasmadas porque queriam todas ir colocar os restos no ecoponto comum da instituição :) ... acho que lhes ficou na cabeça... desde que os pais mantenham a prática :)




No meu último estágio, em A.T.L., existiam 3 ecopontos, que eram utilizados pelas crianças e pelos adultos. Todas as semanas duas crianças eram nomeadas responsáveis pela reciclagem. Utilizavam uns cartõezinhos ao pescoço para os identificar; para além de se sentirem importantes com o seu papel, as crianças iam com o adulto depositar os materiais nos ecopontos das ruas :) . Acho que é algo totalmente viável para se fazer também em Jardim de Infância.








Os ecopontos do A.T.L., eram caixas de cartão forradas com papel autocolante, e cada caixa tinha as regras do ecoponto, o que se podia lá colocar e o que não se podia.


Reciclar é que está a dar !!!!

2 comentários:

dom disse...

Reciclar é ajudar...
Ajudar o planeta terra a respirar melhor...

Gande POST .. sim senhora, a minha "mana" está a dar-lhe em força !

Mai nada!

bjs
dom

Anónimo disse...

http://jogosdidacticos.blogspot.com/search/label/reciclar


dá uma espreitadela!

kiss
sofia