sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Inverno

Aqui ficam os trabalhos que temos realizado sobre o Inverno. Vêm com dias de atraso mas vêm. Andamos às voltamos com a chuva e a trovoada, mas também com o vestuário de Inverno. Assim, foram realizados estes trabalhos. 






Também surgiram várias questões relacionadas com a trovoada. O que era, e porque chovia granizo? Isto tudo graças aquela "tempestade" de granizo que aconteceu no dia 17 em Lisboa. 

Comecei por lançar a questão: O que é a trovoada?
A maioria achava que a trovoada acontecia quando as nuvens estavam zangadas, mas como essa explicação não nos satisfez decidimos ir pesquisar. Organizamos 2 grupos, e cada um ficou com um livro sobre o tema. No fim partilhámos o que descobrimos. 





Descobrimos que:

- "Quando as nuvens estão muito cheias de água, e as gotas batem umas nas outras, cria-se electricidade estática".
-" Quando a electricidade das nuvens toca com a electricidade do chão, forma-se os raios ou relâmpagos, e que esta formação gera os trovões".
-" Chove granizo quando está frio! É muito parecido com neve, mas é gelo!".


No fim ainda fomos ver filmes no Youtube, sobre trovoadas. Imagens reais e animações. Ainda encontrámos as reportagens feitas pelos telejornais no dia 17, e assistimos às ruas cobertas de granizo!



No fim, realizámos um mobile para a nossa sala. Não ficou bem como tínhamos idealizado porque tínhamos pedacinhos muito pequeninos de dracalon, mas gostamos muito de o fazer, e de brincar debaixo dele, fingindo que estamos dentro de uma tempestade!



Ah é importante referir, que colocamos logo de parte a questão de as nuvens ficarem zangadas. Pois percebemos que, se as nuvens não são pessoas nem animais, não têm sentimentos, logo não sentem as mesmas coisas que nós. Houve até um menino que disse: Pois, não têm cérebro!

Mas as coisas não ficaram por aqui. Quisemos entender melhor o que era a electricidade estática. Assim, levei para a sala um bola de plasma, para brincarmos. Foi a loucura. Ficamos a perceber, não só o que é a electricidade estática, mas também pudemos ter raios nas nossas mãos, o que foi muito divertido. Para além disso, com uma bola de plasma é possível dar pequeninos choques, e sinceramente, acho que foi desta parte que eles gostaram mais =)




Sem comentários: