sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Quinta do Tio Manel


Como forma de trabalhar os animais domésticos e de quinta, decidi usar como recurso a canção Na Quinta do Tio Manel!
Apesar de gostarmos muito de alguns animais selvagens, de os imitarmos e identificarmos, preferi que nos focássemos apenas nos animais domésticos. Temos tempo para o ano de partir para a savana =)


Partimos então para a exploração. Começámos por observar diariamente um painel com imagens reais dos animais domésticos.


TODOS imitamos os sons dos animais! =) É um jogo que adoramos fazer na sala. Imitar sons, fazer gestos, fingir que somos um animal! Dá sempre óptimas actividades de movimento! Como já tinha sido publicado, juntamente com o painel, escutámos várias vezes um cd com sons de animais. Aqui, tivemos algum medo da Vaca. Realmente faz um som muito forte e alto. E aqui surgiu a quinta do Tio Manel!!! 

Depois de muito escutar a canção, elaborámos um pictograma, em grupo, que todos os dias observamos.


Juntamente com o pictograma, observámos outro painel. Um painel que sugeria uma quinta, e que por isso passou a ser a Quinta do Tio Manel.


Todos os dias antes do almoço conversávamos sobre o que víamos no painel. Cores, animais, legumes, muito por onde pegar! Mas achámos que a quinta do Tio Manel, estava ali um bocadinho sozinha, e decidimos elaborar os 4 animais que fazem parte da canção. A Ovelha, a vaca, a galinha e o pato. E assim foi. Em pequenos grupos fizemos estes 4 animais. E aqui ficam eles:

A Vaca
Elaborada pela C. e a A.


A Galinha
Elaborada pela I. e pelo B.


A Ovelha
Elaborada pelo B. o A. a L. e a MC.


O Pato (disfarçado de Pinto)
Elaborado pela T. e o D.


Ficámos com uma quinta bem mais completa!!!


Entretanto temos escutado várias histórias sobre o mar, em especial sobre um polvo e um peixe! Por isso, brevemente a nossa sala vai ser invadida pelo fundo do mar =)






1 comentário:

sitio da educação disse...

parabéns pelo projeto, andamos mesmo em sintonia lol vou ficar atenta ás novidades beijinhos colega