sábado, 10 de maio de 2008

Jogo de Texturas

Caros visitantes, deixo-vos um exemplo de um jogo realizado por mim, com o intuito de trabalhar as texturas junto do meu grupo de estágio. Esta actividade, baseada na pedagogia de Montsori, trabalha, as texturas, o vocabulário, conceitos como suave, áspero, macia, rugouso, e desenvolve a atenção, concentração e memória.
Comecei por realizar o jogo junto de grupo, como se de um jogo de memória se trata-se; depois, cada criança de olhos vendados tinha de escolher uma peça ao acaso e identificar o seu par. Enquanto a criança tentava encontrar o seu par, ela ia referindo o que a textura em questão lhe fazia lembrar. Houve uma menina que referiu que uma das peças parecia o tapete da sua casa.
Após este jogo foi pedido ao grupo que, juntamente com os pais, fizessem uma listagem de objectos macios e objectos ásperos que tinham em casa.
Para a construção do jogo utilizei quadrados de placa de arquitecto, vários tipos de tecidos, alguns botões e lixa!!!

2 comentários:

Fabi disse...

ora aki está uma actividade mt interessante!! gostei mt da ideia!

Anónimo disse...

Achei mto interessante essa idéia de trabalhar com jogo da memória em texturas trabalhando com as cças percepções diferentes, ainda pra mim foi muito sugestivo pois tenho um aluno com deficiência auditiva,e ele adorou a atividade.