quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Carnaval


A data do Carnaval varia de acordo com a data da Páscoa, a qual depende, entre outras coisas, do equinócio, e as suas comemorações estenderam-se para fora da Europa com a difusão do cristianismo. Celebrado actualmente a uma Terça Feira, a chamada terça feira gorda, que dá inicio ao período de abstinência da Quaresma ( que tem a duração de 40 dias ). As suas raízes encontram-se ligadas aos velhos rituais que celebravam o fim do Inverno e o princípio da Primavera.

O Carnaval, é um período de folia, e rituais pagãos próprios dos costumes ocidentais, é constituído pelos três dias que antecedem a Quarta Feira de cinzas, no calendário religioso ocidental, comemorando-se um pouco por todo o mundo, com desfiles, máscaras e brincadeiras. Ao longo dos tempos, o Carnaval foi sendo aproveitado para inúmeras brincadeiras, muitas delas troçando das próprias autoridades, costumes e de certas personalidades - "É Carnaval, ninguém leva a mal".

Em Portugal, onde se utiliza também o termo Entrudo, que recorda a entrada na Quaresma, os corsos que se vêem em todo o país têm implícita alguma critica social e politica. Miúdos e graúdos envergam máscaras e brincadeiras que permitem,por exemplo, a inversão dos papéis sociais (homens, mulheres, ricos, pobres, etc.).

Sem comentários: