Como é objectivo da minha escola formadora, a Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, evoluir e acompanhar o desenvolvimento da sociedade, mas também os interesses das suas alunas e educadoras, a escola vai ter, a partir do próximo ano lectivo, dois mestrados disponíveis; são eles A Criança e as Artes, e Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Sócio-Cognitivo. Deixo em baixo as informações necessárias e também o link para o site da Escola onde poderão verificar estas informações.
MESTRADO
A CRIANÇA E AS ARTES
(autorizado o funcionamento por despacho de 30/10/2008 pelo MCTES)
O Ciclo de estudos condicente ao grau de Mestre em A Criança e as Artes, na ESEI Maria Ulrich tem como uma das áreas de formação mais importantes a das Expressões e Comunicação, voltada para a pessoa do Educador/Professor e para a sua acção junto das crianças/jovens com quem vai trabalhar.
A sua dimensão experimental e oficinal, aliada a uma reflexão interdisciplinar amadurecida ao longo do tempo, permitiu a conceptualização desta área como integrada e integradora das diferentes componentes de formação.
Trata-se de aprofundar teórica e experimentalmente processos e potencialidades das artes e expressões, enquanto mediadores de compreensão, interpretação, instauração de novos modos de aquisição de conhecimentos e resolução de problemas em que, a observação da vida, a representação de objectos e relações se estabelecem como jogo aberto de sentidos para a aquisição de novos saberes e resolução inovadora de problemas.
A sua dimensão experimental e oficinal, aliada a uma reflexão interdisciplinar amadurecida ao longo do tempo, permitiu a conceptualização desta área como integrada e integradora das diferentes componentes de formação.
Trata-se de aprofundar teórica e experimentalmente processos e potencialidades das artes e expressões, enquanto mediadores de compreensão, interpretação, instauração de novos modos de aquisição de conhecimentos e resolução de problemas em que, a observação da vida, a representação de objectos e relações se estabelecem como jogo aberto de sentidos para a aquisição de novos saberes e resolução inovadora de problemas.
OBJECTIVOS GERAIS DO CICLO DE ESTUDOS
- Identificar e analisar o conjunto de expressões que constitui o domínio das artes e enunciar as relações entre os objectos, os factos e as ideias que, neste âmbito, estão em causa tendo em vista o processo de desenvolvimento das crianças.
- Adquirir conhecimento de teorias e práticas das artes, numa perspectiva antropológica e histórica, elaborando conjuntos significativos de expressões com incidência na formação da personalidade das crianças e sua integração social.
- Aplicar conhecimentos e revelar capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos educativos alargados e multidisciplinares, a partir da gestão integrada e integradora de mediadores expressivos e competências criativas; - Formular projectos de intervenção cultural a partir da resolução de problemas, do diagnóstico de situações, da definição de meios adequados à realização de acções projectadas integrando-as em sequências coerentes.
- Desenvolver soluções inovadoras em situações de informação limitada ou incompleta, reflectindo responsabilidade ética e social;
DESTINATÁRIOS
Docentes de todos os níveis de escolaridade, Licenciados em outras áreas de formação interessados em aprofundar a problemática das artes e expressões no desenvolvimento humano e na educação.
PLANO DE ESTUDOS
1º Semestre
1º Semestre
Unidades Curriculares
História Social da Infância
Humanidades e Expressões
Artes e Desenvolvimento Humano
Educação Intercultural e Cidadania*
Questões das Necessidades Educativas Especiais*
2º Semestre
Unidades Curriculares
História Social da Infância
Humanidades e Expressões
Artes e Desenvolvimento Humano
Educação Intercultural e Cidadania*
Questões das Necessidades Educativas Especiais*
2º Semestre
Unidades Curriculares
Métodos de Investigação Científica
Pedagogia do Imaginário
Arte e Educação
Natureza e a Arte*
Questões das Necessidades Educativas Especiais*
3º Semestre
Unidades Curriculares
Trabalho de Projecto
* Opção
COORDENADORES CIENTÍFICOS DO CURSO: PROF. DOUTOR JORGE CRESPO E MESTRE PAULO PIRES DO VALE
ÉPOCA DE CANDIDATURA
1ª Fase - 26 de Novembro a 23 de Dezembro de 2008
2ª Fase (condicional) - Janeiro de 2009
Início do Curso - 2 de Março de 2009
Nº mínimo de alunos - 15
Ficha de Candidatura
Contactos:
Cláudia Garcia ou Marta Alexandre
Tel. 21 3929560 Fax. 21 3929569
Rua do Jardim à Estrela, 16 - 1350-184 Lisboa
MESTRADO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO
(autorizado o funcionamento pelo MCTES a 30 de Outubro de 2008)
OBJECTIVO GERAL:
Contribuir para o bom desempenho de funções docentes e de orientação (de crianças com necessidades educativas especiais, dificuldades de aprendizagem e dificuldades na aprendizagem, tanto na educação de infância como no ensino básico e secundário), desenvolvendo e especializando conhecimentos fundamentais no domínio da Psicologia da Aprendizagem e desenvolvendo competências práticas de analíse crítica e de intervenção no processo de aprendizagem dos alunos.
DESTINATÁRIOS:
Docentes de todos os níveis de Escolaridade; Licenciados em outras áreas de formação interessados em aprofundar a problemática da aprendizagem e as suas dificuldades.
PLANO DE ESTUDOS
1º Semestre
Unidades Curriculares
Problemáticas Educativas Contemporâneas
Teorias da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Problemáticas Educativas Contemporâneas
Teorias da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Sócio-Cognitivo na 1ª Infância
Psicologia do Desenvolvimento da 2ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Perceptivo e Cognitivo na 2ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Social e Emocional na 2ª Infância
2º Semestre
Unidades Curriculares
Psicologia do Desenvolvimento da 2ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Perceptivo e Cognitivo na 2ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Social e Emocional na 2ª Infância
2º Semestre
Unidades Curriculares
Objectivos e Métodos de Avaliação Cognitiva
Objectivos e Métodos de Avaliação da Propensão para a Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento da 3ª Infância e Adolescência
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Perceptivo e Cognitivo na 3ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento de Operações Mentais na 3ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico na 3ª Infância e Adolescência
Objectivos e Métodos de Avaliação da Propensão para a Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento da 3ª Infância e Adolescência
Objectivos e Programas de Desenvolvimento Perceptivo e Cognitivo na 3ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento de Operações Mentais na 3ª Infância
Objectivos e Programas de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico na 3ª Infância e Adolescência
3º Semestre
Unidades Curriculares
Trabalho de Projecto/Estágio de Natureza Profissional
Coordenador Científico do Curso: Prof. Doutor António Montiel
ÉPOCA DE CANDIDATURA
1ª Fase - 26 de Novembro a 23 de Dezembro de 2008
2ª Fase (condicional) - Janeiro de 2009
Início do Curso - 2 de Março de 2009
Nº mínimo de alunos - 15
Ficha de Candidatura
Contactos:
Cláudia Garcia ou Marta Alexandre
Tel. 21 392 95 60 Fax. 21 392 95 69
Rua do Jardim à Estrela, 16 1350-184 Lisboa
ÉPOCA DE CANDIDATURA
1ª Fase - 26 de Novembro a 23 de Dezembro de 2008
2ª Fase (condicional) - Janeiro de 2009
Início do Curso - 2 de Março de 2009
Nº mínimo de alunos - 15
Ficha de Candidatura
Contactos:
Cláudia Garcia ou Marta Alexandre
Tel. 21 392 95 60 Fax. 21 392 95 69
Rua do Jardim à Estrela, 16 1350-184 Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário