quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sarampo

Nunca me tinha lembrado disto, mas penso que faz alguma lógica partilhar aqui no blog algumas informações sobre aquelas doenças e viroses que mais afectam os nossos pequeninos.

Tem havido ultimamente vários casos de sarampo. Felizmente ainda nenhum afectou o nosso Vilinha, mas deixo aqui algumas informações sobre a doença para que possamos identificá-las facilmente e actuar mais rapidamente.


Sarampo

O Sarampo é uma infecção viral muito contagiosa, que se transmite através de partículas que ficam no ar, resultantes de espirros ou tosse. Uma pessoa infectada , mantém o vírus no corpo durante 2 a 4 dias antes de ter qualquer manifestação cutânea, e é altamente contagioso. Geralmente ocorre entre crianças ate´aos 10 anos e raramente em adultos, mas é possível!
Os sintomas:

Febre muito alta; dores de garganta; tosse seca; congestão nasal; vermelhidão nos olhos; manchas pequeninas, brancas, na boca; pequenas borbulhas planas que se espalham pelo corpo em forma de manchas vermelhas.

A vacina é a melhor forma de prevenção, sempre. A pessoa que tiver sarampo deve permanecer em repouso e manter-se quente, e no caso, a criança, só poderá regressar à escola, quando já não apresentar manchas no corpo e nenhum sintoma, com indicação médica.

1 comentário:

Elsa Filipe disse...

Olá, continua a partilhar connosco estas informações porque são muito importantes. Eu também sou educadora, mas também socorrista e estou agora a começar a dar formação. Estou a preparar uma acção de formação sobre Primeiros Socorros dirigida a todos os Educadores e Professores que estejam interessados. Se estiver interessada ou souber de alguém, mande-me mensagem ou visite o meu blog.

doiscontigo.blogspot.com

beijos.
Elsa Filipe