quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Pós Carnaval do ano Lectivo que passou


Como vos disse, há muito para actualizar aqui neste cantinho cheio de almofadas. Deixei de escrever no blog logo a seguir ao Carnaval do ano lectivo que passou. A ultima publicação que fiz foi sobre as nossas pinturas à vista, inspiradas em Miró, e também um pequenino teaser do que iria ser a nossa prenda do dia do pai. 
Falando em Carnaval. No ano passado o nosso tema foi a família. Foi o que escolhemos abordar logo a seguir ao projecto da alimentação. Para o desfile de Carnaval, podíamos ter escolhido entre alimentação e família. Mas, por culpa minha, que não previ o Carnaval tãooo perto como ele estava, acabamos por optar pela solução mais fácil. Organizamos com o grupo pequenos núcleos familiares. Mães, pais, avós, filhos, bebés. E todos juntos abrimos o desfile de Carnaval das escolas dos Anjos. Foi um dia fantástico e que serviu de prancha de lançamento para o tema.
Começámos por preparar um pequeno trabalho para os pais. Sim, eu tenho de os incluir em tudo aquilo que faço. Inspirados na história O livro dos corações, criamos este mural, que cada família completou com a sua própria noção do que é uma Família.





Também abordamos os vários tipos de famílias. Nucleares e alargadas, e aprendemos que a família vai muito além das pessoas que têm o mesmo sangue que nós. A família podem ser os nossos amigos mais queridos e até os nossos animais.




Os nossos dias passaram a ser repletos de brincadeiras em torno da família. Mães e pais. A brincadeira preferida era aquela em que eu era a mãe de montes de filhotes =) aii que saudades!!!
Também é importante referir que este tema acabou por trazer ao de cima algumas conversas interessantes, nomeadamente quando toquei no ponto de que há famílias com 2 pais ou 2 mães. Para alguns, que já tinham ouvido falar sobre o tema da homossexualidade, foi algo normal, mas para a maioria, a reacção foi de surpresa. Houve até um menino que no dia a seguir à conversa me veio dizer que a mãe tinha dito que ele não podia namorar com outro rapaz mesmo que quisesse. ai ai ai pais...
Depois da família fomos partindo devagarinho para o dia do pai, que estava quase ao virar da esquina. Mas hei, não sejam tãoo curiosas. Brevemente, mais perto da data irei partilhar com vocês as fotos das prendinhas e dos trabalhos que exploramos. 




Sem comentários: