sábado, 22 de fevereiro de 2014

Projecto: A Alimentação

Colegas, aqui ficam as fotos sobre o tema que estivemos a trabalhar. A Alimentação.
Iniciamos o nosso projecto, com muitas conversas sobre a alimentação. O que nos fazia bem e mal, e aquilo que nos acontecia quando comíamos apenas coisas menos boas. 
Assim construímos os nossos 2 meninos. O saudável e o guloso. Dá para perceber que num colamos alimentos que consideramos bons, e no outro alimentos, que, ainda que sejam "bons" para nós, em excesso nos fazem mal. 


Seguidamente fizemos um registo individual da mesma situação. O que nos faz bem e o que nos faz mal. Conversamos muito sobre alguns alimentos específicos, até com alguns pais. Pois decidimos colar alguns iogurtes e, por exemplo, douradinhos, nos alimentos maus. No fim percebemos, que podemos, e devemos comer de tudo, mas com muita moderação. 


Aqui fica a nossa Roda dos Alimentos


Aprendemos ainda a regra dos 5 por dia. Devemos comer diariamente 5 porções de fruta e/ou legumes, para crescer de forma saudável. Construímos fantoches para não nos esquecermos da regra! 



Juntamente com o grupo da Sala Laranja, fizemos doce de kiwi. Lavar as mãos, arregaçar as mangas, facas para as mãos, e torna a cortar. Ficou uma delicia!!! 




Encerrámos este tema com a história da Lagartinha muito comilona. Uma das minhas histórias favoritas. Brincámos com os dias da semana, com a rotina da lagarta e com a nossa própria rotina! Seguidamente pintámos lagartas com balões e fizemos um gráfico para contar tudo aquilo que a lagartinha comeu numa semana. 








Para encerrar o tema, fizemos uma visita a duas mercearias que há na nossa rua, onde compramos várias frutas. Com elas fizemos espetadas de fruta para comer ao almoço. Estavam deliciosas!!! 





2 comentários:

Kicas disse...

Olá, olá! É sempre um prazer passar por aqui, apesar de nestes últimos tempos cada vez ser mais escasso. Já nos acompanhamos há uns anitos e ao ler as tuas descrições nota-se o entusiasmo e a alegria com que vives esta profissão. Tens ideias muito boas, bons exemplos a seguir e dás uma refrescada com as tuas atividades. Esta da alimentação é outro exemplo, uma abordagem muito gira. Mais uma vez parabéns e desejo-te um Bom Ano Letivo! Bjtos

Mil Folhas disse...

Olá Kikas!

Bem não fazes ideia o que o teu comentário fez por mim. Como deves ter reparado desde Março que não publico nada no blog... perdi completamente a motivação... pois o feedback de quem me vê, é 0.
Mas vou trazer o cantinho das almofadas para cima de novo!
Beijocas querida e um excelente ano lectivo!