sexta-feira, 30 de maio de 2008

Acho que estou in love eheheh quero um destes!!!

Festa de Fim de ano

Já começaram os preparativos para a festa de final de ano!!! Ehehehe em vez de as tradicionais marchas de santos populares vamos fazer uma feira mediaval!!! Yupiiiiiiiii, e os nossos cenários estão a ficar simplesmente amorosos! Sim senhora, temos artistas!

Vamos dançar com os números!!!


Velha_0001.wmv

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Whiiii Surfarrrrrrrrrrrr

Cartas de Amor

Estas cartinhas de amor, foram escritas por as mães, para oferecer aos filhos no dia dos namorados. Os meninos eram pequeninos e por isso não fazia sentido trabalhar o dia dos namorados como sendo dia dos namorados! Assim, as mães escreveram cartas lindas, de fazer as pedras da calçada chorar (LOL), e os meninos adoraram ouvi-las!!!



sábado, 24 de maio de 2008

Painel de Primavera

Este é o painel de Primavera do meu novo estágio. Foi realizado com os meninos do ATL com o apoio dos pais, que participaram da elaboração do mesmo. Foi usado papel de cenário e tintas cenográficas, e claro, muita imaginação!!!


quinta-feira, 22 de maio de 2008

Anilinas

Este trabalhito foi feito logo no 1º dia de estágio... fizemos anilinas!
Primeiro fazemos um desenho a lápis de cera e por fim passamos com as anilinas por cima! Atenção: cuidado com as roupas e com as mãos!



Feriado whiiiiiiiii

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A.T.L.

Mais um estágio... uffaaaa!!! Desta vez não estou no meu ambiente. A.T.L., ou seja piolhos dos 6 aos 10 anos!!! Devo confesar que no primeiro dia estava ligeiramente aterrorizada! E devo acrescentar que ainda estou um bocadinho (assim enorme) assustada! Eles são pouquinhos, apenas 30, mas são por vezes tão mal educados! Tenho mesmo quase a certeza de que não era assim com aquela idade (ou então não me lembro).

Hoje, já estou mais ambientada, e juntamente com as minhas colegas de estágio, fizémos pintura de sopro. Os resultados forma geniais; uma coisa é certa, podem ser mais mal educados com esta idade, mas são um bocadito mais talentosos! Fizeram pinturas lindas! Eu adorei e eles deliraram, até porque, nunca tinham feito!


Aqui fica a foto, para mais tarde recordar!




segunda-feira, 19 de maio de 2008

Pintura à vista

Este trabalho consiste em, explorar obras de arte conhecidas; explorar a cor, a técnica, o pintor. Porque não sermos pintores por um dia, e mostrarmos os nossos talentos por detrás de um cavalete! Pintura à Vista ... aqui vou eu!!!!


Para começar bem a semana!!!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Obrigada Neuza!!!

Tenho saudades destes amores; esta foi a minha prendinha de despedida de um estágio realizado em 2007.







E dentro do meu postalinho dizia:

Eu gostei da Neuza porque ela é bonita (G)


Ela era a minha amiga (L)

É linda (R)

A Neuza foi uma querida (V)



A Neuza brincou comigo (A)



Estava com os meninos a brincar (G)



Contava muitas histórias (M)



Contou uma história sobre o coelho do vento (S)



Amiga (R.C.)



Brincou na plasticina (S)



Gosto porque sim porque sim (R.A.)



É muito bonita (C)



Brincava com todos!!! (A)





Obrigada a todos meus amores, por me ajudarem a crescer!!!

Prendas para os papás

Aqui fica a ideia para o Dia do Pai. Estas foram as prendinhas que realizei com o meu antigo grupo de estágio! Fizémos, bolsinhas para os óculos, o habitual postal, e uns boxers pintados por os meninos, e claro os embrulhos.
Para o postal precisamos de, cartolina cartonada, cola, tesoura, cartolina lisa e lápis de cor. Para as bolsinhas de óculos precisamos de, tesouras, folha de eva, e lápis de cera. Para os boxers precisamos de, boxers (óbvio) e canetas de tecido. E por fim, para os embrulhos precisamos de, entretela, lápis de cera e ráfia.
Estas prendas deram muito trabalho mas os resultados foram muito bonitinhos!







Prenda para as mamãs

Esta foi a prendinha realizada para o Dia da Mãe. Não pude assistir a todo o processo pois o estágio.... acabou. Mas aqui fica a ideia. Precisamos de, plaquinhas de cortiça, cola, tesoura, tecidos, cartolinas e fotos. Vamos construir um álbum de fotografias, para as mamys levarem sempre juntinho dos seus corações. Basta forrar as plaquinhas de cortiça (que podem ser substituidas por cartão grosso) com dracalon e tecido. Depois na capa e contra-capa colamos uma tira de cartolina em jeito de leque, e voilá. É só colar fotografias!!!




Vamos brincar ao.... esconde esconde!!!

Decidimos brincar ao jogo do escondido! Só precisamos de um lençol e de crianças prontas para brincar! Começámos por pedir a uma criança do grupo que saisse da sala, enquanto em silêncio uma se escondia. Depois quando a outra entrava tinha de ir pedindo ao escondido que mostrasse uma mão, um pé, que disse-se uma palavra, enfim.. até onde a imaginação fosse. Quando o jogo terminou, deixei o grupo explorar o lençol livremente, e é incrivel ver as potencialidades que um simples objecto do quatidiano tem!





quarta-feira, 14 de maio de 2008

Painel de Primavera

Este painel de Primavera foi realizado pelos alunos do 1º ciclo do meu local de estágio! O mesmo tipo de trabalho pode ser feito com os nossos meninos mais pequeninos!!!
Este painel foi feito, quase na sua totalidade, com dobragens! Temos sapinhos, flores, casinhas, e podemos fazer as que quisermos!

Está mesmo muito giro não está?

Pintura com os Dedos

Esta actividade foi realizada no âmbito da Primavera!!! Pintamos flores com os dedos, e desenhámos no seu botãozinho as nossas caritas! Ficámos com umas flores todas janotas para enfeitar a nossa sala. Desenvolvemos a motricidade fina, trabalhámos a Primavera e as flores, e conseguimos (tentámos) realizar o nosso auto-retrato!!!


Coloco aqui este exemplo de trabalho para que se lembrem que, as coisinhas já feitas que vêm nas revistas de educação são muito bonitas, mas muito esteriótipadas. Porque não, em vez de colar paineis e coisas já feitas, fazermos nós???




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vamos descobrir o Vento

Com a chegada da Primavera, abordam-se os temas relativos à Natureza; a água, as plantas, o vento...

Deixo-vos um exemplo de um trabalho que fiz com o meu antigo grupo de estágio. Fomos sentir o vento!!! Estávamos a abordar as flores, e o seu ciclo de vida. Numa sessão de movimento fomos flores, e passámos por todos os medos de uma flor, mesmo o de ser levada por o vento, mas o grupo teve dificuldade em se deixar voar, então fomos para a rua, num dia de muito vento, para o sentir bem. De braços bem abertos e de olhos fechados, deixámo-nos levar pelo vento e pelas suas sensações. Gurdámos um bocadinho de vento numa caixinha, e na sessão de movimento seguinte, abri a caixa, deixei o vento sair, e as nossas flores puderam dançar com o vento!!!

A aprendizagem, passa SEMPRE pelo corpo.

Também escutámos a história do coelhinho Vasco. O livro chama-se "Vasco e um dia de vento" (Liane Payne), construimos cata ventos, fizémos pintura de sopro...... enfim.... existe uma imensidão de actividades que se podem fazer, sempre de forma lúdica!



domingo, 11 de maio de 2008

Palhacinho Geométrico

Este palhacinho foi realizado pela altura do Carnaval!!! Trabalhámos as formas geométricas, músicas alusivas ao tema, a motricidade fina, e o trabalho em grupo!!!

A canção que aprendemos foi a seguinte:

As Formas Geométricas

Eu sou o triangulo,
Tenho 3 biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos.


E eu sou o circulo,
Sou igual à Lua,
Sou o mais bonito
Lá da minha rua.

Eu sou o quadrado,
Bonito demais,
Tenho 4 lados
E todos iguais.

Eu sou o rectangulo,
Cresci mais de um lado.
Para ganhar pontos
Ao senhor quadrado.


Também no âmbito das formas geométricas, realizámos uma ficha de seriação, trabalhando assim, a seriação, as formas geométricas, as cores, a atenção e concentração, e as sequências.


sábado, 10 de maio de 2008

Jogo de Memória

Este jogo de memória, pretende trabalhar, os animais e a sua alimentação, a memória a atenção e concentração.
Foi construido utilizando folha de eva, imagens dos animais e respectiva alimentação, e cada plaquinha foi plastificada para se tornar mais resistente e durável.

Aconselho a não colocarem o rato como alimento do gato, pois isso gerou alguma confusão junto do meu antigo grupo, que tinha na sala um rato de estimação...


Jogo de Texturas

Caros visitantes, deixo-vos um exemplo de um jogo realizado por mim, com o intuito de trabalhar as texturas junto do meu grupo de estágio. Esta actividade, baseada na pedagogia de Montsori, trabalha, as texturas, o vocabulário, conceitos como suave, áspero, macia, rugouso, e desenvolve a atenção, concentração e memória.
Comecei por realizar o jogo junto de grupo, como se de um jogo de memória se trata-se; depois, cada criança de olhos vendados tinha de escolher uma peça ao acaso e identificar o seu par. Enquanto a criança tentava encontrar o seu par, ela ia referindo o que a textura em questão lhe fazia lembrar. Houve uma menina que referiu que uma das peças parecia o tapete da sua casa.
Após este jogo foi pedido ao grupo que, juntamente com os pais, fizessem uma listagem de objectos macios e objectos ásperos que tinham em casa.
Para a construção do jogo utilizei quadrados de placa de arquitecto, vários tipos de tecidos, alguns botões e lixa!!!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Já está mais do que na hora!!!

Chega de tortura animal! eles também merecem viver!!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

StellaLuna

Mais uma história para partilhar. StellaLuna, a história de uma morceguinha muito amorosa, que perde a sua família, sendo criada depois por passarinhos.

Porque os morcegos são nosso amigos.... ou não.... :)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Máscaras de Carnaval


Estas foram as máscaras de Carnaval realizadas junto do meu grupinho de estágio.Para os meninos fizémos vampiros, e para as meninas bruxinhas. Utilizámos lã, papel de lustro e cartolina brilhante, assim como cola e tessouras. Este trabalho desenvolve bastante a motricidade fina, a atenção e concentração, a estima e cuidado por algo, e é um intermédio para o jogo simbólico!
Após a construção das máscaras organizámos um baile na sala "o baile das bruxas e dos vampiros"; dançámos e comemos um bolo muito bom feito por nós!!!

eheheh